LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Neste dia, há 72 anos, era inaugurada a linha aérea comercial entre Southampton e o Funchal, numa rota com escala em Lisboa, a cargo da transportadora britânica “Aquila Airways”. A viagem experimental foi feita a bordo do hidroavião “Hampshire”, de matrícula G-AGEU, que amarou na baía do Funchal a 25 de março de 1949, um dia após ter saído de Inglaterra e de ter realizado uma paragem para abastecimento na capital portuguesa.

Na sequência deste voo, a carreira regular foi iniciada a 15 de maio de 1949, sendo disponibilizadas ainda as ligações diretas entre Funchal - Lisboa e Funchal - Las Palmas, num empreendimento que transportou milhares de passageiros, entre os quais Winston Churchill, em 1950, na sua viagem de regresso a Londres. No final da década de 50 do século passado, devido a circunstâncias de vária ordem, a “Aquila Airways” cessou atividade e realizou o derradeiro voo da rota Funchal - Southampton a 29 de setembro de 1958.
Créditos: Museu de Fotografia da Madeita - Atelier VIcente's.
 
linhao
PERESTRELLOS PHOTOGRAPHOS
Hidroavião “Hampshire” da Aquila Airways em amaragem na baía do Funchal | 25-3-1949
9,9 x 14,9 cm | Negativo simples, vidro | Gelatina sal de prata
MFM-AV, Inv. PER/787
Em depósito no ABM
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.