LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

O Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's assinala o 117.º aniversário natalício de Luiz Peter Stanton Clode (n. Funchal, 1/4/1904; f. 6/4/1990), distinto engenheiro, escritor, compositor, professor e promotor cultural.
Estudou matemática na Universidade de Coimbra e licenciou-se em Engenharia Mecânica e Eletrónica pela Universidade do Porto. Lecionou no distrito do Porto (Colégio Almeida Garret, Grande Colégio da Boa Vida e no Instituto Dumont) e no distrito do Funchal (Escola Industrial e Comercial do Funchal, Seminário Diocesano do Funchal e no Colégio Missionário do Sagrado Coração). Desempenhou funções de engenheiro na Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal, onde foi diretor dos Serviços Industriais, Elétricos e de Viação, e chefiou a Delegação do Instituto Português de Conservas de Peixe do Centro da Madeira.
Reconhecido pianista, compositor e grande impulsionador da cultura, da rádio e da música erudita na região, foi um dos fundadores e administradores da Sociedade de Concertos da Madeira (1943) e da Academia de Música da Madeira (1946), que viria com a inclusão em 1956 de uma seção de pintura e escultura, a se tornar na Academia de Música e Belas Artes da Madeira, hodiernamente Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode. Foi também um dos fundadores e membro da comissão diretiva do Museu de Arte Sacra do Funchal (1955) e também do Posto Emissor do Funchal (1948-1990).
Prolífero escritor, colaborou em vários jornais e revistas, tendo publicado várias obras sobre património artístico, genealogia e heráldica, das quais destacamos “Registo Genealógico de Famílias que passaram à Madeira” (1952) e “Registo Bio-Bibliográfico de Madeirenses: Sécs. XIX e XX” (1983). Fundou e dirigiu a revista “Das Artes e da História da Madeira” (1950-1974).

luizcloden

 Photographia Vicente
Retrato de Luiz Peter Clode | Entre 1937 e 1938
14,5 x 9,2 cm | Negativo simples, película | Gelatina sal de prata
MFM-AV, Inv. VIC/28028
Em depósito no ABM

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.