LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

O Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's associa-se hoje ao Dia Mundial do Escutismo e do seu padroeiro, São Jorge (n. entre 270 e 280; f. 303). A efeméride, que é celebrada no dia do falecimento do santo patrono de Inglaterra e do movimento escutista, evoca a bravura do mártir cristão, que, de acordo com a lenda, venceu um dragão.
O Escutismo foi fundado na Grã-Bretanha em 1908, pelo então oficial de cavalaria (mais tarde Lord), tenente-general Robert Baden-Powell (1857-1841), que se notabilizou pela defesa da cidade de Mafeking, África do Sul, durante a Guerra Anglo-Boer (1899-1902).
Entre 1906 e 1907, desenvolve um método de treino para rapazes entre os 11 e 15 anos de idade, para lhes incutir valores e lhes capacitar com diferentes habilidades, que testa com retumbante sucesso no verão de 1907, num acampamento que reuniu 20 jovens na ilha de Brownsea (Inglaterra). No ano seguinte, lança “Scouting for Boys” (Escutismo para Rapazes), uma série de fascículos quinzenais com variados ensinamentos, que, com a sua popularidade, toma a forma de livro. O método rapidamente assume-se como um movimento de educação não formal, que se expande por todo o mundo num ápice e chega a territórios Portugueses em 1911, através do Tenente Álvaro Machado, que funda um grupo de “Boy-Scouts” em Macau. Com o surgimento de mais três grupos em Lisboa, funda-se em 1913 a primeira organização escutista portuguesa, a já centenária Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP), organização multiconfessional que ainda mantém a grafia original “Escoteiro” (pioneiro). Seguiu-se a fundação do Corpo de Scouts Católicos Portugueses em 1923, pelo Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e pelo Dr. Avelino Gonçalves, um movimento uniconfessional hoje designado como Corpo Nacional de Escutas (CNE). O interesse das raparigas no Escutismo, logo no seu despontar, leva Baden-Powell a solicitar o apoio da sua irmã Agnes na criação do movimento Guidista em 1910, mais tarde impulsionado pela sua esposa Olave. As primeiras companhias de Guias Portuguesas remontam à década de 20, do século passado, com atividade no Porto, Carcavelos e Madeira, sendo que a Associação de Guias de Portugal (AGP) almeja a aprovações dos seus estatutos em 1934. Hodiernamente, o Escutismo é um dos maiores movimentos juvenis do mundo, com cerca de 170 associações nacionais, que compreendem mais de 50 milhões de membros, sendo que as Guias, presentes em 145 países, rondam os 10 milhões de associadas.

Baden Powell e sua esposa Olave visitaram a Madeira pela primeira vez a 21 de janeiro de 1930 e retornaram a 9 de julho do ano seguinte, altura em que passaram revista aos Escuteiros e Guias em formatura nos jardins do Casino Vitória, e visitaram a sede do grupo n.º 5 do CNE.
Ilustra esta publicação, um conjunto de fotografias do primeiro acampamento regional do Corpo Nacional de Scouts (atual Corpo Nacional de Escutas), ocorrido em agosto de 1938, na Quinta Rocha Machado, atual Quinta “Jardins do Imperador, localizada na freguesia do Monte, Funchal.
 
escutas1n
 
escutas2n
 
escutas3n
 
FOTO FIGUEIRAS
10 x 15 cm | Negativo simples, vidro | Gelatina sais de prata
MFM-AV, Inv. PHF/1012; PHF/1004; PHF;1013
Em depósito no ABM
 
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.