LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

O Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's celebra hoje o 96.º aniversário de Eduardo Francisco Varela Pècurto (Ervedal, Portalegre, 27/04/1925). Varela Pècurto, como é mais conhecido, é um dos mais antigos fotógrafos profissionais do país, tendo iniciado a sua profissão em Évora, no estúdio fotográfico Nazaré & Freitas, e de seguida, trabalhou com Eduardo Nogueira. Durante 25 anos, foi foto-repórter e operador correspondente da RTP na região centro.
Nos finais da década de 40, foi sócio fundador do Grupo Câmara (Coimbra), um dos principais grupos de fotografia amadora do país, e mudou-se para essa cidade, onde trabalhou na secção de fotografia da Livraria Atlântida Editora, sendo posteriormente sócio-gerente do estúdio Hilda até a sua reforma. Desde essa altura, participou ativamente em concursos nacionais e internacionais, e em 1954, foi distinguido com o prémio mais importante atribuído internacionalmente na categoria de fotografia amadora de salão, o “Excellence” da Federation Internationale d’Art Photographie (FIAP).
Em 2005 foi agraciado com a medalha de Mérito Cultural pela Câmara Municipal de Coimbra, cidade que lhe deve a sua primeira captação aérea.
Varela Pècurto passou pela Ilha da Madeira há sensivelmente 50 anos, e doou ao nosso museu, o registo fotográfico que aqui realizou, com diversas vistas da ilha, das suas gentes e do seu quotidiano.

eduardovarelan
 
VARELA PÈCURTO
Vista da Igreja Matriz de São Vicente, freguesia e concelho de São Vicente | (1971)
18 X 13 cm| Prova em gelatina sais de prata
MFM-AV, Inv. VPCT/9
Em depósito no ABM
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.