LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

O Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa, uma efeméride proclamada em novembro de 2019, durante a 40.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e que este ano será assinalada em 44 países de expressão portuguesa.
Dada a importância da língua, enquanto fator identitário e unitário das diversas comunidades lusófonas, e em reconhecimento do papel fundamental dos autores de língua portuguesa para a projeção global do património cultural e linguístico, associamo-nos a esta celebração com uma fotografia do fundo Perestrellos Photographos, referente à conferência “A Mulher Educadora”. A palestra, ocorrida a 13 de setembro 1967, no pátio do prédio onde hoje está sedeado o Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, teve como preletora a escritora Matilde Rosa Araújo (n. Lisboa, 20/6/1921; f. Lisboa, 6/7/2010). A distinta palestrante licenciou-se em Filologia Românica pela Universidade Clássica de Lisboa em 1945, e desempenhou funções docentes na Escola Industrial Fonseca de Benevides (Lisboa), onde lecionou as disciplinas de Português e de Literatura Portuguesa, tendo sido ainda formadora na Escola do Magistério Primário de Lisboa. Estreou-se na escrita em 1943, com a obra “A Garrana” e, durante a sua vida, foi responsável pela escrita de mais de três dezenas de obras, muitas delas dedicadas ao público infantil. Em reconhecimento do seu trabalho em prol da literatura infantil, em 1980 recebe o Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian, sendo agraciada novamente em 1996, pelo mesmo organismo, desta feita com o prémio de melhor livro infantil, atribuído à sua compilação de poemas intitulada “Fadas Verdes” (1994). Após uma longa carreira dedicada à escrita, em 2003, foi condecorada com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e, em 2004, foi distinguida com o Prémio Carreira, pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

diamundial
 
PERESTRELLOS PHOTOGRAPHOS
Matilde Rosa Araújo a proferir a conferência “A Mulher Educadora”, no “Pátio” (atual Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicentes) | 13-09-1967
6,1 x 6,1 cm | Negativo duplo, película | Gelatina e sais de prata
MFM-AV, Inv. PER/2686.1
Em depósito no ABM
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.