LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Em dia de celebração Mariana, e relembrando a devoção do Papa João Paulo II a Nossa Senhora de Fátima, o Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's assinala os 30 anos da passagem do então Sumo Pontífice pela Madeira, um acontecimento que remonta a 12 de maio de 1991, e que foi vivido com grande entusiamo pela população local.
Inserida no âmbito da Viagem Apostólica a Portugal, realizada entre os dias 10 e 13 de maio desse ano, esta ilustre Visita Papal, ao contrário das duas vindas prévias, incluiu pela primeira vez no roteiro da peregrinação a Fátima, as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.
Após a passagem por Lisboa e pelas cidades açorianas de Angra do Heroísmo e de Ponta Delgada, João Paulo II (nascido Karol Wojtyla; 1920-2005) aterrou no aeroporto da Madeira na manhã do dia 12, perante a receção solene das entidades oficiais de então, entre elas, o Bispo da Diocese do Funchal, D. Teodoro Faria, o Presidente da República, Mário Soares, o Presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim e o Presidente da Assembleia Legislativa Regional, Nélio Mendonça.
De seguida, a comitiva dirigiu-se para o Estádio dos Barreiros, onde o Santíssimo padre celebrou a Eucaristia para mais de 30 mil fiéis. Posteriormente, teve lugar o almoço na Casa Episcopal que antecedeu a Santa Missa na Sé do Funchal.
Dando por terminada a jornada na Madeira, o Papa Peregrino descolou do então Aeroporto do Funchal pelas 17h50, em direção à Base Aérea n.º 5, em Monte Real (Leiria), para assim dar continuidade, no Santuário de Fátima, a esta segunda incursão por terras portuguesas.

 
jpaulo1
Sua Santidade, João Paulo II, na chegada à ilha da Madeira | 12-05-1991
Fotografia: Foto Sol
 
jpaulo2
PERESTRELLOS PHOTOGRAPHOS
Sua Santidade, João Paulo II, na chegada à Madeira, a bordo do “Açores” da TAP | 12-05-1991
24 x 36 mm | Película policromática
MFM-AV, Inv. PER/3741.24
Em depósito no ABM
 
jpaulo3
 
jpaulo4
 
jpaulo5
 
 
jpaulo6
 
jpaulo7
 
jpaulo8
Sua Santidade, João Paulo II, à saída da Sé do Funchal | 12-05-1991
Fotografia: Alfredo Rodrigues
 
Agradecimento pela cedência de imagens:
- Foto Sol
- Alfredo Rodrigues
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.