LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

O Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente´s. assinala o 152.º aniversário natalício de João Anacleto Rodrigues (n. Estreito de Câmara de Lobos, 13-07-1869; f. Funchal, 29-08-1948), fotógrafo amador e destacado empresário madeirense. Era sócio da firma H. M. Borges Sucrs. Lda, que detinha o “Bazar do Povo” e a Casa Bancária Rodrigues & Irmãos" (sita ao Largo do Chafariz); vice-presidente da Assembleia Geral da Associação Comercial do Funchal e ainda vogal vereador da Câmara Municipal do Funchal. Integrou ainda em 1925 a Companhia das obras do Porto do Funchal, e em 1931, fez parte dos quadros do Banco Madeira.
Introduziu o cinema na Madeira, a 15 de maio de 1897, com sessões no Teatro D. Maria Pia, atual Teatro Municipal Baltazar Dias, tendo adquirido um cinematógrafo Joly-Normandin para esse efeito. Nesse mesmo ano, entre julho e novembro, introduziu também o cinema nas ilhas dos Açores e Canárias.
Realizou fotografia amadora, talvez por influência do seu cunhado, Vicente Gomes da Silva Júnior (1857-1933), com interessantes registos do quotidiano madeirense, bem como, de paisagens do meio urbano e rural da Madeira, Açores e Canárias, que foram comercializadas em forma de postais sob a estampa do “Bazar do Povo”, estabelecimento onde também criou uma secção de fotografia, que perdurou até à década de 60 do século XX.

vicentes1n

vicentes2n
 
vicentes3n
 
vicentes4n
PHOTOGRAPHIA VICENTE
MFM-AV, inv. VIC/35590
Em depósito na DRABM
JOÃO ANACLETO RODRIGUES
MFM-AV, inv. JAR/ 26; JAR/76; JAR/79
Em depósito na DRABM
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.