LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
Contam-se hoje 133 anos desde que a extinta Companhia de Bombeiros Voluntários do Funchal foi instaurada pela Câmara Municipal do Funchal.
No dia 24 de setembro de 1888, o dito município, presidido pelo Visconde de Ribeiro Real, aprovou o regulamento pelo qual a companhia de bombeiros se deveria reger, tendo fornecido todos os equipamentos, máquinas, aparelhos, fardamentos e capacetes que a companhia necessitava. No dia seguinte, procedeu-se a uma reunião de instalação que contou com a presença de alguns dos voluntários que viriam a integrar a companhia, entre os quais Vicente Gomes Silva Júnior, da Photographia Vicente, que viria a comandá-la interinamente em 1896 e efetivamente em 1900.
A corporação foi comandada inicialmente por António Augusto Nunes de Paiva e por Alfredo César de Oliveira, respetivamente 1.º e 2.º comandante.
A instrução dos primeiros bombeiros funchalenses ocorreu no início de 1889 e ficou a cargo de Luís da Terra Pereira Viana, bombeiro voluntário vindo do Porto.
Ilustra este texto uma imagem do antigo quartel dos Bombeiros Municipais, então sita à rua 5 de outubro.
Créditos: Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's.
 quarteln
 
PHOTOGRAPHIA VICENTE
Quartel dos Bombeiros Voluntários do Funchal na rua 5 de outubro, freguesia da Sé, concelho do Funchal | Primeira metade do séc. XX
10 x 15 cm | Negativo simples | Gelatina e sais de prata
MFM-AV, inv. VIC/31841

Em depósito na DRABM

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.