LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

O Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's assinala hoje o 60.º aniversário da viagem inaugural do paquete Funchal, iniciada a 4 de novembro de 1961, com ligação entre a capital portuguesa e as cidades do Funchal, Ponta Delgada, Horta e Angra do Heroísmo.
O navio, que se tornaria uns dos mais emblemáticos da marinha mercante portuguesa, garantiu, numa fase inicial, a ligação marítima entre Lisboa e os arquipélagos. Foi construído na Dinamarca, por encomenda da Empresa Insulana de Navegação, propriedade do grupo açoriano Bensaude. À data da sua entrega, era o maior navio mercante produzido naquele reino, e estava preparado para receber 598 passageiros e 189 tripulantes.
Ao longo dos anos foi sendo alvo de diversos melhoramentos e adaptações, entre eles, a alteração do sistema de propulsão, a instalação de uma piscina e o prolongamento do convés. Em 1974 é incorporado na recém-criada Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos, continuando a assegurar as habituais ligações. A partir de meados dos anos 70, e até ao ano de 2010, passa a ser utilizado também como navio de cruzeiro por alguns armadores estrangeiros. Depois de um interregno na navegação, em 2013 foi adquirido pela companhia portuguesa Portuscale Cruises e voltou aos mares, por onde navegou até 2 de janeiro de 2015.
Desde essa altura, permaneceu ancorado em Lisboa e no início do presente ano foi comprado por um grupo de empresários norte-americanos com o propósito de o transformar num hotel flutuante.
PERESTRELLOS PHOTOGRAPHOS | MFM-AV, inv. PER/13048; PER/13049 | Em depósito na DRABM

paquete1 n

PERESTRELLOS PHOTOGRAPHOS
Paquete Funchal | Sem Data
12,1 x 9,4 cm | Negativo simples, película | Gelatina e sais de prata
MFM-AV, inv. PER/13048
Em depósito na DRABM

paquete2 n

PERESTRELLOS PHOTOGRAPHOS
Paquete Funchal | Sem Data
17,8 x 12,8 cm | Negativo simples, película | Gelatina e sais de prata
MFM-AV, inv. PER/13049
Em depósito na DRABM

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.