LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
Contam-se hoje 145 anos sobre a decisão da Câmara Municipal do Funchal de demolir a casa de João Esmeraldo, então localizada no Funchal, na rua com o mesmo nome.
O impactante edifício de dois andares, de estilo gótico-manuelino, havia sido mandado construir em finais do século XV por Jenin Esmenaut (n.? - f. 1535), um comerciante flamengo e fidalgo da corte portuguesa (desde 1511), cujo nome foi aportuguesado para João Esmeraldo. Originário de Béthune, província de Artois (atual norte de França), estabeleceu-se na Madeira em 1484, para interceder pela empresa comercial Despars (de Bruges) no negócio do açúcar, e casou-se com a filha de Bartolomeu Perestrelo, o primeiro donatário do Porto Santo. Deteve várias propriedades espalhadas pela ilha, entre elas a emblemática Quinta da Lombada da Ponta do Sol, comumente conhecida por Lombada dos Esmeraldos, onde viveu até à sua morte, tendo sido sepultado na respetiva igreja anexa.

A casa do Esmeraldo, um dos grandes palácios aristocráticos do século XV, também fora conhecida por “Casa de Colombo”, por se julgar que lá se terá hospedado o navegador Cristóvão Colombo na sua passagem pela ilha da Madeira, aquando o seu regresso da sua terceira viagem às Antilhas, no ano de 1498. Com o passar dos anos, este prédio viria soçobrar e passou a ser utilizado como celeiro, razão pela qual era então popularmente designado por granel do Poço. Nos finais do século XIX já se encontrava arruinado, e era pertença do Conde de Carvalhal, que o deteve pelo menos até 1873. Devido à degradação dos prédios circundantes, a Câmara Municipal do Funchal decidiu requalificar a área com novos arruamentos e com a abertura de uma praça, de modo que avança com a sua demolição a 9 de novembro de 1876. Restaram os registos fotográficos de João Francisco Camacho (1833-1898) e uma janela bipartida manuelina, que à época fora colocada no interior do palácio dos Ornelas, à rua do Bispo, na freguesia da Sé, Funchal. Atualmente, esta encontra-se nos jardins da Quinta Palmeira, na freguesia de Santa Luzia, Funchal, em virtude do conselheiro Aires de Ornelas de Vasconcelos (1866-1930), a ter transmitido ao industrial de origem britânica, Harry Hinton (1857-1948), sendo montada apenas em 1949.

Créitos: Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's.

fachada1n

Fundo PERESTRELLOS PHOTOGRAPHOS
Fachada principal do edifício da casa de João Esmeraldo, conhecida por "Casa de Colombo", freguesia da Sé, Funchal. Imagem captada pelo fotógrafo madeirense João Francisco Camacho (1833-1898) | Anterior a 1876
24 x 18,2 cm | Negativo simples, vidro| Colódio
MFM-AV, inv. PER/1553
Em depósito na DRABM

fachada2 n
 
PERESTRELLOS PHOTOGRAPHOS
Janela da casa de João Esmeraldo, também conhecida por "Casa de Colombo", colocada no interior do palácio dos Ornelas, à rua do Bispo, freguesia da Sé, concelho do Funchal | Anterior a 1949
23,9 x 17.9 cm | Negativo simples, vidro| Gelatina e sais de prata
MFM-AV, inv. PER/589
Em depósito na DRABM

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.