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O Museu de Fotografia da Madeira - Atelier VIcente's divulga hoje uma captação fotográfica de 1958 na qual se observa o hidroavião “Madeira” da ARTOP, um dos aparelhos aéreos utilizados pela companhia para fazer a travessia entre Lisboa e o Funchal, de 1 de outubro a 9 de novembro desse ano.
Esta carreira comercial foi iniciada na sequência da cessação da rota até então operada pela companhia britânica Aquila Airways, e tinha como objectivo continuar a assegurar as ligações que, por esta altura, e pelo facto de a ilha não ter ainda infraestrutura aeroportuária, tinham obrigatoriamente de ser feitas com recurso a hidroaviões. Uma vez que a transportadora aérea nacional (TAP) não tinha na sua frota estas aeronaves, a operação foi viabilizada através da proposta da ARTOP - Aero Topográfica Lda., uma empresa dedicada ao ramo da geo-engenharia, que manifestou interesse em adquirir hidroaviões para colmatar esta lacuna.
A viagem inaugural foi efetuada pelo hidroavião CS-THA "Madeira” e, para além desta aeronave, para este itinerário, a ARTOP contava ainda com o hidroavião de matrícula CS-THB, denominado "Porto Santo", que efetuou o seu voo de batismo no fatídico dia 9 de novembro de 1958.
Tendo como destino a capital madeirense, o "Porto Santo" descolou de Cabo Ruivo com 30 passageiros e 6 tripulantes, e, cerca de uma hora depois, declarou emergência, emitindo a mensagem de "amaragem imediata" do aparelho. Foram acionadas as buscas e foi nomeada uma Comissão de Inquérito, mas nunca foram encontrados quaisquer vestígios.
Este acidente ditou a suspensão da operação entre Lisboa e o Funchal por parte da ARTOP, uma decisão que foi decretada oficialmente a 11 de novembro de 1958.
 
imagemhidroaviao n
 
PERESTRELLOS PHOTOGRAPHOS
Hidroavião “Madeira” da ARTOP na baía do Funchal | 1958-10-06
6 x 9 cm | Negativo simples, película | Gelatina e sais de prata
MFM-AV, inv. PER/12741

Em depósito na DRABM

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