LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

O Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's assinala hoje o 143.º aniversário do nascimento de Max Römer (1878-1960) pintor alemão, natural de Hamburgo, que residiu na Madeira desde 1922 até à sua morte.
Na sua vasta e eclética obra artística, representou frequentemente as paisagens, o quotidiano, os usos e costumes da Madeira, sendo por isso uma importante referência em qualquer estudo sobre a etnografia, o património edificado e a cultura desta região. O seu legado é ainda hoje muito relevante, sendo que as suas imagens se constituem como autênticos ex-libris da Madeira, de grande impacto turístico e cultural.
Para além da pintura, onde se notabilizou pela sua mestria, com particular ênfase na técnica da aguarela, realizou aturado trabalho no campo das artes gráficas, tais como ilustrações para capas de livros e revistas, postais promocionais da Madeira, cartazes para sessões de cinema, anúncios publicitários, entre outros. Criou vários murais públicos de grande recorte técnico, com particular destaque para os painéis, tetos e medalhões realizados nos anos 30 do século XX, no Palácio de São Lourenço. Os murais do antigo Hotel Belmonte, hoje Colégio do Infante (1933), dos armazéns de Vinhos H. M. Borges (1933), da Madeira Wine Company (1942) e ainda os existentes na cantina do atual Liceu Jaime Moniz (1945), são também testemunho da sua qualidade pictórica e artística. Fez restauro de arte sacra em algumas igrejas da ilha, particularmente em São Vicente e Porto Santo.
Foi também professor de desenho e pintura, inicialmente no seu atelier e mais tarde na Academia de Música e Belas Artes da Madeira, atual Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode.
A obra de Max Römer está disseminada em várias coleções privadas, nacionais e estrangeiras, sendo que aqui na região destacam-se os acervos do madeirense Edward Kassab e do Museu Quinta das Cruzes.

 maxromern
 
PHOTOGRAPHIA VICENTE
Retrato de Max Wilhelm Römer | 1934-04-28
8 x 5,2 cm | Negativo simples, vidro| Gelatina e sais de prata
MFM-AV, inv. VIC/4276
Em depósito na DRABM