LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

O Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's assinala hoje o Dia Internacional da Mulher, data oficialmente instituída pela Organização das Nações Unidas em 1975, com objetivo de homenagear todas as mulheres e reivindicar a igualdade de género.
Nesta efeméride, evocamos a memória da autora e artista madeirense Matilde Olímpia Sauvayre da Câmara (n. Funchal,1871; f. Funchal,1957) que se destacou nas letras e nas artes. Por influência da sua avó, a Viscondessa das Nogueiras, que era poetisa, dedicou-se à poesia, ao charadismo e à dramaturgia, cujas criações serviram de base para as suas composições musicais e para as suas produções teatrais, que apresentou em eventos públicos mais restritos. Entre essas apresentações, destacamos a récita de gala realizada em 1901, no Teatro D. Maria Pia, atual Teatro Municipal Baltazar Dias, em honra do rei D. Carlos I e da rainha D. Amélia. Nessa ocasião, apresentou a sua comédia "Morto à Força" e o musical “Arraial Madeirense”. Deixou obra relevante no campo musical, mormente concertos para piano e operetas, entre as quais se destacam “Charada” e “Dois dias em Paris”.

igualdades n

PHOTOGRAPHIA VICENTE
Retrato de Matilde Olímpia Sauvayre da Câmara| 1927-11-28
15 x 10 cm | Negativo simples, vidro | Gelatina e sais de prata
MFM-AV, inv. VIC/4294
Em depósito no ABM

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.