LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

O Museu de Fotografia da Madeira - Atelier VIcente's assinala hoje o Dia Nacional dos Moinhos, uma iniciativa promovida desde 2007 por diversos organismos ligados à Molinologia. 
A data é uma forma de destacar o valor patrimonial dos moinhos tradicionais portugueses, e de saudar as iniciativas de restauro e manutenção deste que é considerado um dos ícones de identidade do país. Serve também para homenagear os moleiros e todos aqueles que ainda se dedicam à atividade da moagem.
Em tempos, a paisagem do arquipélago da Madeira era também marcada pela existência de vários moinhos e azenhas, que foram soçobrando à medida que o cultivo local de cereais foi reduzindo e outros processos mecânicos foram sendo introduzidos.
Ainda restam alguns exemplares, com destaque para os moinhos de vento da Ilha do Porto Santo e os moinhos de água da Lombada (Ponta Sol) e da Achadinha (São Jorge, Santana).

moinhon

RUSSEL MANNERS GORDON
Moinho de água, em local não identificado na ilha da Madeira | Anterior a 1906
8,2 x 10,7 cm | Prova em gelatina e sais de prata
MFM-AV, inv. RMG/558
Em depósito no ABM
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.