LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

O Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's recua hoje até ao dia 17 de maio de 1943, data na qual o “Comboio do Monte” fazia a sua última viagem. Por essa altura, e após quase cinco décadas de funcionamento, a linha já não era utilizada, tendo sido adquirida, em hasta pública, pelo comerciante portuense Francisco Alves de Sousa que, antes do desmantelar da via, reuniu a bordo da locomotiva n.º 5 da “Companhia do Caminho de Ferro do Monte”, diversos convidados e entidades oficiais.
Este foi um ato simbólico, em despedida daquele que foi um dos ex-libris do turismo madeirense, cujo primeiro troço foi inaugurado a 16 de julho de 1893, tendo posteriormente atingido a extensão de 3850 metros, quando se completou o percurso entre o Sítio do Pombal e o Terreiro da Luta, estreado a 24 de julho de 1912.

comboio n

 

 
PERESTRELLOS PHOTOGRAPHOS
Retrato de grupo junto a locomotiva da “Companhia do Caminho de Ferro do Monte” por ocasião da sua última viagem | 1943-05-17
12,8 x 17,7 cm | Negativo simples, película | Gelatina e sais de prata
MFM-AV, inv. PER/12347
Em depósito no ABM
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.