LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

O Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's recorda hoje a chegada de D. Carlos I (1863-1908) e D. Amélia de Orleães (1865-1951) à Madeira, um evento ocorrido há 121 anos e que assumiu especial significância, por se tratar da primeira (e única) visita oficial da Casa Real Portuguesa à ilha.
Durante a sua estada de quatro dias, os reis disfrutaram das ofertas turísticas da ilha e compareceram em diversos compromissos oficiais, onde foram aclamados pela população.
De entre os vários registos fotográficos captados na altura, destacamos hoje uma imagem da autoria de João António Bianchi, Visconde de Vale Paraíso, onde se observa o rei D. Carlos I, a cavalo, e a rainha D. Amélia de Orleães, em carro de bois, a caminho da Quinta do Palheiro.

passagemreis n
 
JOÃO BIANCHI (Visconde de Vale Paraíso)
Passagem dos Reis de Portugal, D. Carlos I e D. Amélia de Orleães no caminho do Palheiro (São Gonçalo – Funchal) | 1901-06-24
8,2 x 10,7 cm | Negativo simples, vidro | Gelatina e sais de prata
MFM-AV, inv. VVP/176
Em depósito no ABM
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.