LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
O Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's traz à memória registos fotográficos do primeiro táxi de cor amarela a circular na Região Autónoma da Madeira. 
Esta viatura foi pintada em conformidade com o Decreto Regional 10/82/M, de 25 de agosto de 1982, que deliberou a utilização das cores amarelo cádmio e azul cerúleo para os transportes coletivos de passageiros de aluguer do arquipélago. A pedido da antiga Secretaria Regional do Comércio e Transportes, o design destas viaturas ficou a cargo do escultor e professor Ricardo Veloza.
O Volvo n.º 1103, na altura propriedade de Agostinho Castro, circulava na praça do Funchal, e, segundo o próprio, tinha a particularidade de ter os estofos personalizados com um padrão de leopardo, o que atraia a curiosidade e, por vezes, a preferência da clientela.
Nestas imagens, é possível ainda observar o antigo estúdio Perestrellos Fotógrafos, que em 1991 foi demolido para dar lugar ao Centro Comercial do Infante (atual Marina Shopping).

PERESTRELLOS PHOTOGRAPHOS | MFM-AV, inv. PER/13158.1; PER/13158.2 | Em depósito no ABM.

taxi1 n

taxi2 nPERESTRELLOS PHOTOGRAPHOS
Táxi n.º 1103, modelo Volvo 244 GL, diante do estúdio Perestrellos Fotógrafos, na interceção da avenida Arriaga com a rua Conselheiro José Silvestre Ribeiro, Funchal | 1982
24 x 36cm | Negativo simples, película | Gelatina e sais de prata
MFM-AV, inv. PER/13158.1
Em depósito no ABM

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.