LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

João António de Bianchi (n. Funchal, 1884; f. Lisboa, 1969), diplomata madeirense formado em direito (Coimbra) e filho de João António de Bianchi, Visconde de Vale Paraíso. Em plena Guerra Mundial, foi admitido no Corpo Diplomático em Portugal, integrando em 1915, a Delegação Portuguesa em Londres. Com o armistício, no final de 1918, chefiou a secretaria da delegação portuguesa à Conferência de Paz, em Versalhes. Manteve-se em Londres, onde se tornou Embaixador, sendo promovido a Ministro Plenipotenciário de Segunda Classe. Entre 1925 e 1929, foi Ministro Plenipotenciário em Pequim, tendo assinado em Nanquim, em 1928, o importante tratado preliminar de Amizade e comércio entre a República Portuguesa e a República da China. Durante a Segunda Guerra Mundial, teve também um papel preponderante em Washington. Primeiro, como Ministro Plenipotenciário (1933-1944) e depois, como Embaixador ( 1944-1947), onde almejou manter a posição de neutralidade Portuguesa durante todo o conflito, conseguindo gerir discretamente os interesses dos aliados nos Açores e Cabo Verde, evitando assim retaliação Nazi. Exerceu ainda as funções de chefe da Repartição dos Negócios Políticos, representante no Conselho Superior da Marinha Mercante, presidente da delegação portuguesa à Assembleia Geral da Organização Internacional de Aviação Civil, em Montreal, e entre 1947 e 1948 secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Foi embaixador no Rio de Janeiro entre 1948 e 1949. Foi distinguido com: Grã-Cruz da Ordem de Cristo de Portugal, Oficial da Ordem de S. Tiago da Espada; Cruz de Guerra de classe, em 1916; Grã-Cruz das Ordens de Espiga de Ouro, da China, e do Cruzeiro do Sul, do Brasil; grande oficial das Ordens da Polónia Restituta, de Santo Olavo da Noruega, da Coroa de Carvalho, de Luxemburgo e de Carlos III de Espanha, e membro da Ordem do Império Britânico.

Créditos: Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's

josebianchivicentes

JOÃO ANTÓNIO DE BIANCHI (Visconde de Vale Paraíso) | retrato de João António de Bianchi com seus familiares (o diplomata está isolado ao centro)
8,2 x 8,2 cm cm | Negativo Duplo, vidro | Gelatina sal de prata
VVP/154.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.