LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Registo fotográfico da antiga ponte dos sete arcos, que fazia a ligação entre o sítio da Degolada e o sítio da Igreja, na freguesia do Faial (Santana).
A também conhecida por "ponte das sete bocas", foi inaugurada no início do século XX e, durante alguns anos, foi o mais longo viaduto da Madeira, com uma extensão total de 130 metros.
A 2 de março de 1984, um forte temporal assolou a ilha, e o aumento do caudal da ribeira do Faial fez colapsar por completo quatro dos sete arcos da estrutura original da ponte.
Após o sucedido, as margens da ribeira foram ligadas através da construção de uma nova infraestrutura, inaugurada a 30 de junho de 1986, na presença do então Presidente da República, Mário Soares (1924-2017).
As ruínas do antigo viaduto fazem atualmente parte da paisagem da foz da ribeira e constituem parte do património histórico da freguesia do Faial.
Créditos: Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's.

pontefaial22 n

 

PERESTRELLOS PHOTOGRAPHOS
Ponte sobre a ribeira do Faial (Santana) | Posterior a 1910
17,8 x 23,8 cm | Negativo simples, vidro | Gelatina e sais de prata
MFM-AV, inv. PER/243
Em depósito no ABM
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.