As imagens sobre-expostas na mesma área do negativo, foram, ao longo do tempo, descartadas por serem um imprevisto. No entanto, conhecem-se exemplos ainda no século XIX, onde a dupla exposição era propositada, como efeito de fotomontagem.
Neste sentido, esta albumina de René Masset levanta a seguinte questão:
assumindo que esta dupla exposição do negativo ocorreu acidentalmente, porque razão foi revelado este positivo e posteriormente colocado num álbum?
À partida sabe-se que existe desde o início, um certo fascínio pelo efeito particular destas imagens, que aliás, perdura até os dias de hoje. Contudo, a eventual resposta pode ser mais simples: talvez este seja o único registo disponível destas pessoas.
Créditos: Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's

RENÉ MASSET
Dupla exposição: Retrato de uma mulher e duas crianças; retrato de uma mulher e uma criança, no pátio de uma residência, local não identificado, Ilha da Madeira | Entre 1885 e 1895
12,1 x 16,5 cm | Prova em albumina
MFM-AV, inv. RMA/1.45
Em depósito no ABM