LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Dr. João Abel de Freitas (n. Funchal, 27 de Maio de 1893; f. Funchal, 10 de Setembro de 1948), médico e político madeirense. Licenciado pela Escola Médica de Lisboa (1919) e especializado em Urologia pela Escola Médica de Paris, serviu durante a Primeira Guerra Mundial como tenente-médico miliciano. De volta ao Funchal, abriu consultório, e assumiu a Direção do Serviço de Cirurgia do Hospital da Santa Casa da Misericórdia do Funchal, cargo que ocupou desde 1927 até à data do seu falecimento, tendo sido igualmente Diretor Clínico da delegação da Cruz Vermelha. Também pertenceu ao grupo médico da Legião Portuguesa.
Começou a sua atividade política ainda muito jovem, sendo que, com apenas 28 anos, já era administrador do Concelho do Porto Moniz. Seguiu um percurso ascendente notável nos seguintes cargos: Comissário da polícia da Madeira e em simultâneo administrador do Concelho do Funchal (1922); Governador Civil substituto (1928); presidente da Delegação de Turismo da Madeira (1935); presidente da Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal (1935-1947); Presidente da Junta Autónoma das Obras do Arquipélago da Madeira (1936); representante da Junta e presidente da Comissão Administrativa dos Aproveitamentos Hidráulicos e Elétricos (1944).
Incansável, foi ainda presidente da Sociedade de Concertos da Madeira, da União Nacional do Funchal, da Associação de Assistência aos Indigentes e da Associação Protetora dos Pobres.
Foi um visionário a todos os níveis, tendo apresentado um trabalho meritório na sua presidência da Junta Geral (1935-1947), numa lista interminável que não cabe nestas linhas. Destacamos apenas algumas: modernização da cidade do Funchal, não só com novos e importantes arruamentos, como também com a comparticipação e/ ou promoção da construção dos edifícios dos Correios, Banco de Portugal, Mercado dos Lavradores, Matadouro Municipal do Funchal, Liceu de Jaime Moniz e primeira fase do Estádio dos Barreiros. Desenvolveu uma autêntica rede rodoviária na Madeira, com ligações entre diferentes Concelhos e ainda promoveu estudos para a viabilidade de construção de um aeroporto. Durante a sua gestão, desenvolveu importantes projetos de rentabilização dos recursos hídricos, não só na Madeira, com a construção de barragens e centrais hidroelétricas em várias localidades, como também no Porto Santo, com a construção de sistema de captação e distribuição de águas das chuvas que desciam do Pico Castelo e também com a abertura de novos poços de regadio. Promoveu ainda a construção de vários bairros económicos e a criação de 59 escolas por várias localidades da ilha, reorganizando ainda a Polícia de Segurança Pública.
Foi um homem notável e por isso presente na toponímia em várias localidades da ilha, tendo ainda recebido as seguintes condecorações:
Comendador da Ordem de Cristo; Cruz Vermelha de Dedicação; Cruz Vermelha de Mérito; Cruz Vermelha de Benemerência; Palmas Académicas (França); Oficialato do Cruzeiro do Sul (Brasil); Medalha de Dedicação da Classe de Prata da Legião Portuguesa e comendador da Ordem da Polónia Restituta.
[MG]

Créditos: Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's.

joaoabeldefreitasvicentes

PHOTOGRAPHIA VICENTE | Retrato do Dr. João Abel de Freitas | 1944-04-26
14,8 x 9,7 cm | Negativo simples, Película | Gelatina sal de prata
VIC/544

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.