LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Inauguração oficial da ampliação do cais em frente da entrada da cidade do Funchal, que ocorreu a 28 de maio de 1933. 
No passado, o desembarque de passageiros e de mercadoria era feito no ilhéu do forte de S. José ou na praia, sobre as costas de um homem forte, como se pode observar na fotografia que aqui publicamos a 10 de fevereiro do presente ano, o que para além de incómodo, era também inadequado para as altas figuras da sociedade que por aqui passavam. 
A primeira referência à construção de um cais para um desembarque mais digno, remonta a 1817, aquando da passagem da arquiduquesa de Áustria, D. Maria Leopoldina Carolina Josefa (1797-1826), cunhada de Napoleão Bonaparte e então futura imperatriz do Brasil, que seguia para o Rio de Janeiro para se juntar a D. Pedro I, com o qual já havia casado por procuração a 13 de maio desse ano. Sendo uma ponte efémera, seguiram-se tentativas de construção de um cais perene, designadamente em 1824 (diante da fortaleza de S. Tiago) e em 1843 (nas imediações do atual cais), que foram frustradas pela força do mar pouco tempo após a sua (dispendiosa) edificação. As suas ruínas perduraram algumas décadas, sem solução à vista, até que, em 1879, com o aumento da circulação de passageiros no porto do Funchal, considerou-se reconstruir o cais devoluto à entrada da cidade. Dessa ideia até ao efetivo início das obras, passaram-se quase dez anos, e a construção arrancou apenas a 18 de janeiro de 1889, tendo sido concluída a 27 de abril de 1892. A imagem que ilustra este texto remonta a essas obras, sendo possível visualizar toda a sua extensão, na nossa publicação de 4 de abril do corrente ano. 
No final do primeiro quartel do século XX, o cais já não dava resposta à crescente procura do destino Madeira, de modo que, em 1930, a Junta Autónoma das Obras do Porto decide-se pela sua ampliação, que ocorreu entre junho de 1932 e janeiro de 1933. A inauguração do cais foi agendada para o dia 28 de maio desse ano, uma data simbólica para o Estado Novo, pois nesse dia, consumou-se em 1926, o golpe de estado que levou à queda da Primeira República Portuguesa e à instauração da Ditadura Militar. 
[MG]

Créditos: Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's.

caisdofunchalvicentes

JOAQUIM AUGUSTO DE SOUSA | Cais da cidade do Funchal em fase de construção (c. 1890)
16,4 x 21,6 cm | Negativo simples em vidro | Gelatina sal de prata
JAS/587

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.