LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

O Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's, assinala hoje o dia Mundial do Teatro, com três fotografias do grupo de intérpretes da opereta "Solar dos Barrigas", que atuou em 1927 no então denominado “Teatro Dr. Manuel de Arriaga” (atual “Teatro Municipal Baltazar Dias”). O “Solar dos Barrigas” foi uma comédia musical, originalmente criada em 1895 por Gervásio Lobato e D. João da Câmara, com música de Ciríaco de Cardoso. Foi uma crítica mordaz ao executivo de Hintze Ribeiro e de João Franco, acusado de ter alterado a lei eleitoral à sua medida, para assim governar com unanimidade parlamentar, sendo que a Câmara eleita passou a ser conhecida como “o Solar dos Barrigas”.
Foram tempos difíceis, onde estavam bem presentes as problemáticas do ultimato inglês, dos empréstimos externos, da crescente dívida, assim como as convulsões partidárias entre quem dividia e repartia o poder.
Esta opereta que reuniu vários “distintos amadores”, foi produzida por Carlos Leitão, tendo Adolfo Figueiredo por seu ensaiador e Dário Flores por maestro.

1teatrovicentes n

 
2teatrovicentes nGrupo de
 
Intérpretes da opereta "Solar dos Barrigas" na Quinta Mãe dos Homens, Freguesia de Santa Maria Maior, Concelho do Funchal | 1927-02-14
18 x 24 cm| Negativo simples, vidro | Gelatina e sais de prata
MFM-AV, inv. VIC/42552; VIC/42553
Em depósito no ABM
 
3teatrovicentes n
 
PHOTOGRAPHIA VICENTE
Grupo de intérpretes da opereta "Solar dos Barrigas" a posar no atelier Vicente’s | 1927-02-14
18 x 24 cm| Negativo simples, vidro | Gelatina e sais de prata
MFM-AV, inv. VIC/42551
Em depósito no ABM
 
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.