LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN

No Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's, evoca a memória de dois heróis nacionais que passaram pela Madeira e pelo estúdio da Photographia Vicente: Hermenegildo Capelo (1841-1917) e Roberto Ivens (1850-1898).
Estes exploradores e oficiais da marinha realizaram duas expedições de natureza científico-geográfica no continente africano (em 1877 e 1884) para mapear os territórios entre Angola e Moçambique. Na sua segunda viagem, recolheram informações de carácter geográfico de forma a ligar por via terreste a costa atlântica e a costa do índico, e assim facilitar o comércio e as comunicações.
Alargaram então as fronteiras do império português no continente africano, ao cartografarem a África centro-austral, no território que hoje inclui Angola, Moçambique, Zâmbia, Zimbábue e Maláui, criando assim o famigerado Mapa cor-de-rosa. Este projeto colidiu com os interesses britânicos em África, que pretendiam ligar o Egito à África do Sul, e por força do ultimato inglês de 1890, viria a ser abandonado.
Capelo e Ivens, no seu retorno a Lisboa, após concluírem essa expedição africana, passaram pelo Funchal em 1885, desembarcando do vapor "Cabo Verde” no dia 12 de setembro. Foram recebidos pelas dignidades Funchalenses e população local, com todas as honras e sob as maiores manifestações de alegria. Primeiro deslocaram-se à Sé do Funchal, seguindo depois para o palácio de São Lourenço, onde lhes foi prestada uma sessão de boas-vindas. No final do dia foram homenageados durante um jantar no "Clube Funchalense", de onde saíram momentaneamente para visitar a Associação Comercial, retornando ao Clube para atender ao baile em sua honra. Partiram no dia seguinte, sob as maiores manifestações populares. A edilidade do Funchal atribuiu-lhes ruas com os seus nomes, sendo que a rua Hermenegildo Capelo foi substituída pela Avenida Arriaga e que a Rua Roberto Ivens, que lhe ficava paralela, ainda hoje subsiste.

1descobridores n

PHOTOGRAPHIA VICENTE  
"Ilustres exploradores portugueses / Notáveis" (Hermenegildo Capelo, de pé e Roberto Ivens, sentado | 12.09.1885
21,5 x 16,5 cm | Negativo simples, Vidro | Gelatina e sais de prata
MFM – AV, inv. VIC/4265

2descobridores n
 
PHOTOGRAPHIA VICENTE  
Receção à chegada de Hermenegildo Capelo e Roberto Ivens à cidade do Funchal, Freguesia da Sé, Concelho do Funchal | 1885-09-12  
16,5 x 21,5 cm | Negativo simples, Vidro | Gelatina e sais de prata
MFM – AV, inv. VIC/4261
 
3descobridores n
 
PHOTOGRAPHIA VICENTE  
Cais de madeira, construído e embandeirado para a receção a Hermenegildo Capelo e Roberto Ivens, na sua passagem pela cidade do Funchal, Freguesia da Sé, Concelho do Funchal | 1885-09-12  
16,5 x 21,5 cm | Negativo simples, Vidro | Gelatina e sais de prata
MFM – AV, inv. VIC/4262
 
4descobridores n
 
PHOTOGRAPHIA VICENTE  
Mesa do jantar, no "Clube Funchalense", em honra de Hermenegildo Capelo e Roberto Ivens, Freguesia da Sé, Concelho do Funchal | 1885-09-12  
16,5 x 21,5 cm | Negativo simples, Vidro | Gelatina e sais de prata
MFM – AV, inv. VIC/4260
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.