LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Algumas panorâmicas da costa norte da ilha da Madeira e do Ilhéu Chão, nas ilhas Desertas, como forma de comemorar o Dia Mundial dos Oceanos, que é celebrado anualmente a 8 de junho, por decisão das Nações Unidas.
Esta efeméride visa chamar a atenção para a importância dos mares e oceanos, que ocupam dois terços da superfície da Terra e que desempenham um papel importante nas condições climatéricas do planeta. São o seu principal regulador térmico, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas. Esta comemoração tem também por objetivo, a consciencialização das pessoas sobre os impactes das ações humanas nos oceanos, a fim de as mobilizar para a sua conservação. Os oceanos para além de serem o habitat de um vasto número de plantas e animais, também fornecem comida, energia, oxigénio e múltiplos recursos aos seres humanos.
Todos os anos é proposto um tema central para o debate de novas ideias e projetos de preservação e proteção dos oceanos, sendo que neste ano a proposta das Nações Unidas é:“Together We Can Protect Our Home – Juntos conseguimos proteger a nossa casa”.
A comunidade científica pede que pelo menos 30% dos oceanos do mundo sejam declarados santuários marinhos até 2030, numa medida chamada 30x30. Atualmente, menos de 3% dos oceanos estão protegidos, de modo que ainda há muito por fazer.

Créditos: Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's.

costanorte1vicentes

PERESTRELOS PHOTOGRAPHOS | Sem data (meados séc. XX)
17,8 x 23,8 cm. | Negativo simples, vidro | Gelatina e sais de prata
foto 1 | Panorâmica da costa norte da ilha da Madeira, observando-se a vila do Porto da Cruz, Machico
MFM-AV, Inv. PER/51

costanorte2vicentes

costanorte3vicentes

Foto 2 e 3 | Panorâmica do Ilhéu Chão, nas ilhas Desertas, observando-se parte da Deserta Grande
MFM-AV, Inv. PER/692 e PER/693

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.