LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN
Neste Dia Mundial do Cinema, o Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's, traz à memória o “Cinema Terraço”, a primeira sala da nossa região a projetar filmes para além dos limites do Funchal.
Este espaço, que funcionava ao ar livre, estava localizado no largo do Patim, junto à igreja do Estreito de Câmara de Lobos. Foi inaugurado a 1 de agosto de 1926, mas revelou ser um empreendimento de curta duração, encerrando após apenas dois meses de atividade.
Na imagem aqui publicada, observa-se um cartaz que anuncia a exibição do filme “A Vida de Christo” cujo texto transcrevemos com a grafia original:
“A mais grandiosa e completa reconstituição até hoje produzida. – Visão assombrosa de profundo religiosismo. Em 4 emocionantes capitulos. – Film colorido. – Realisado em TERRAS SANTAS em que tomaram parte mais de 2000 pessoas!!!” 
Não nos foi possível encontrar um filme que correspondesse exatamente a esta descrição. Nesta época, várias salas de cinema portuguesas e brasileiras ainda projetavam o filme colorido à mão “A Vida de Christo”, sendo o título original “Vie et passion de N.S. Jésus-Christ” (1907), realizado por Ferdinand Zecca e produzido pela Pathé Fréres. Porém, não foi filmado em “Terras Santas” nem tem um figurino de 2000 pessoas como anunciado. Outras possibilidades a considerar:
- “La vie du Christ” (1906), realizado por Alice Guy e produzido pela Gaumont Film, que não é colorido e foi filmado em França com 300 figurinos;
- “From the Manger to the Cross” (1912 e relançado em 1919), realizado por Sidney Olcott e distribuído pela Kalem.  Apesar de ter sido uma grande produção, filmada no Egito e no que é hoje Israel, não é um filme colorido;
- “Ben-Hur: A Tale of the Christ” (1925), realizado por Fred Niblo e produzido pela Metro-Goldwyn-Mayer. Apesar de contemporâneo, colorido e com um grande figurino, o filme foi filmado na Itália e nos EUA, e Cristo não é a personagem principal. 
Terá sido uma propaganda menos verdadeira, ou haverá ainda algum filme por descobrir?
 
cinematerraco n
 
PHOTOGRAPHIA VICENTES
Rua da Igreja, junto à igreja de Nossa Senhora da Graça, Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, Concelho de Câmara de Lobos | 1926-09-12
13 x 18 cm| negativo simples, vidro | gelatina e sais de prata
MFM-AV, inv. VIC/13180

Em depósito no ABM

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.