O Museu de Fotografia da Madeira-Atelier Vicente´s envia os votos de parabéns a Eduardo Francisco Varela Pècurto (Ervedal, Portalegre, 27/04/1925), um dos mais antigos fotógrafos profissionais do país, que celebrou ontem o seu 100.º aniversário de nascimento.
Passou pela Ilha da Madeira há mais de 50 anos, e doou ao nosso museu, o registo fotográfico que aqui realizou, desde paisagens a registos do quotidiano e das gentes da região. Encontra-se também representado no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado.
Iniciou a sua carreira de fotógrafo em Évora, no estúdio Nazaré & Freitas, tornando-se, mais tarde, repórter de imagem e operador correspondente da RTP na região centro, carreira que desenvolveu por largos 25 anos.
Nos finais da década de 40, foi sócio fundador do Grupo Câmara (Coimbra), um dos principais grupos de fotografia amadora do país, e mudou-se para essa cidade, onde trabalhou na secção de fotografia da Livraria Atlântida Editora. Posteriormente, foi sócio-gerente do estúdio Hilda até a sua reforma.
Em 1954, foi distinguido com o prémio “Excellence” da Federation Internationale d’Art Photographie (FIAP), na categoria de fotografia amadora.
A Câmara Municipal de Coimbra distingue-o em dois momentos. Primeiro em 2005, quando lhe atribui a medalha de Mérito Cultural e depois, em 2022, altura em que promove um prémio de fotografia em sua homenagem.
Muitos parabéns, Varela Pècurto.