LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Fernão Manuel de Ornelas Gonçalves (n. Funchal,14-06-1908; f. Lisboa, 24-05-1978), advogado e político madeirense, filho do médico Fernão de Sousa Gonçalves (1882-1919).
Licenciado com distinção pela faculdade de Direito de Lisboa em 1931, foi nomeado subdelegado do Procurador da República em 1932 e chefe da Secretaria Judicial em 1935.
Aos 27 anos de idade, assume a presidência da Câmara Municipal do Funchal, que liderou com grande competência, nos 12 anos que durou o seu mandato. Foi um visionário, com grande capacidade de decisão, cuja determinação transformou uma cidade que estava presa no tempo, num exemplo de modernidade e de progresso, reposicionando-a nos padrões do século XX. Promoveu um novo traçado urbano, com mais acessibilidade e maior estética, com obras importantes como o calcetamento do Funchal, a remodelação da Avenida do Mar e das ruas 5 de Outubro e 31 de Janeiro, e com o desenho de novos acessos como as avenidas Arriaga e do Infante, e ainda a rua que ostenta o seu nome, importante acesso ao Mercado dos Lavradores (também obra sua), que criou um novo polo comercial, ainda hoje proeminente. Com a sua brilhante gestão, resolveu problemas de longa data como o saneamento básico e o abastecimento de água potável, e inovou com a distribuição de luz elétrica, a instalação de cabos telefónicos e de sinalização luminosa, construindo ainda o matadouro e a cadeia. Promoveu a cultura (com prémios literários e publicação de livros), a escolarização (com a construção de escolas primárias) e novas mentalidades (com a criação de várias posturas que exigiram mudanças de comportamentos aos munícipes). Atenuou também o problema da miséria com a construção de vários bairros económicos e do edifício da Sopa Económica, assim como com o emprego que gerou ao fomentar tanta obra. Apesar de acusado de despesismo, manteve um equilíbrio orçamental inusitado para a época, e regularizou situações herdadas da gestão anterior.
Fez obra, mas também inimigos, o que lhe custou o cargo que tão bem vinha a desempenhar, particularmente pela ação do governador civil de então, Daniel Vieira Barbosa, a que não são alheias também as divergências que teve com várias famílias influentes, devido às taxas que impôs ao comércio e às expropriações que a modernização da cidade implicou.
Foi também procurador na Câmara Corporativa, Diretor do Banco da Madeira, membro do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência, e administrador na Hidrotécnica do Cávado e no Banco Pinto & Souto Maior. Foi condecorado com as Comendas da Ordem Militar de Cristo e de Oficial da Ordem do Cruzeiro do Sul (Brasil). Recebeu a título póstumo (2008), a Medalha de Honra da Cidade do Funchal.

Créditos: Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's.

fernaodesousagoncalvesvicentes

PHOTOGRAPHIA VICENTE | Retrato de Fernão de Ornelas Gonçalves
MFM-AV, Inv. VIC/26007

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.