LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN
A resposta correta para o desafio deste mês é: Casa-Museu Frederico de Freitas.
Este edifício, situado na calçada de Santa Clara, Funchal, pertenceu em tempos aos Condes da Calçada, título que foi criado por decreto de 4/10/1872 pelo rei D. Luís I, a favor de Diogo de Ornelas de França Carvalhal Frazão e Figueiroa (1812-1906), 1.º Visconde e 1.º Conde da Calçada.
Por  essa razão é também conhecida por Casa da Calçada, cuja família aí residiu desde meados do século XVII. Na década de 40 do século XX, passou a residência do advogado madeirense Frederico de Freitas (1894-1978), que aí instalou uma notável coleção de arte e de mobiliário, que vem a legar à Região Autónoma da Madeira, em 1978.
A Casa-Museu Frederico de Freitas, que é tutelada pela Secretaria Regional do Turismo, Ambiente e Cultura, apresenta um notável acervo artístico que remonta aos séculos XVII e XIX, numa eclética coleção de escultura, pintura, gravura, mobiliário, cerâmica, cristais e objetos em estanho. Mostra também uma notável coleção de azulejaria, disposta na Casa dos Azulejos, que foi construída propositadamente para esse efeito.
 1FF n
 
2FF n
 
3FF n
 
PERESTRELLOS PHOTOGRAPHOS
Casa da Calçada, hoje Casa-Museu Frederico de Freitas, calçada de Santa Clara, Funchal
Película em Gelatina e sais de prata
MFM- AV – inv. PER/17898; PER/17903; PER/17904
Em depósito na DRABL
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.