A propósito da edição do Rali da Madeira 2025, recuamos no tempo, até 1949, altura em que se realizou o “II Rallye Automóvel da Madeira”.
Uma organização do Rotary Clube do Funchal, de carácter beneficente, em prol da delegação da Assistência Nacional aos Tuberculosos (A.N.T.) no Funchal.
Esta iniciativa estava integrada na Semana da Tuberculose, que ocorreu entre 22 e 29 de maio de 1949, que visava recolher fundos para o Preventório “Santa Isabel”, hoje Lar de Santa Isabel (Monte, Funchal), que, na altura, estaria ainda em fase de construção. Essa unidade de saúde foi projetada para acolher crianças, cujos pais padecessem de tuberculose.
O evento automobilístico, que ocorreu no dia 22 de maio, reuniu três categorias diferentes, designadamente “Ginkana”; “Concurso de Elegância” e “Carros Antigos”.
Na primeira categoria, venceu Luís Henrique de Freitas ao volante de um automóvel britânico construído pela Hilman Motor Car Company. No Concurso de elegância, saiu vencedor o Buick conduzido por Fernand Wirth. Na categoria carros antigos, venceu o Adler com a matrícula M-194 de Jaime Clemente Pereira.
A concentração dos automóveis (e do público) ocorreu no Estádio dos Barreiros (atual Estádio do Marítimo), e a prova teve o seguinte itinerário: Avenida do Mar; Chão da Loba; Caniço; Santa Cruz; Machico; Portela; Porto da Cruz; antiga Estrada Nacional n.º 1 (atual ER101); Curtado; Santana; Curtado; antiga Estrada Nacional n.º 1; Cruzinhas; Ribeiro Frio; Poiso; Terreiro da Luta; Monte; Levada de Santa Luzia e Avenida do Infante.
PERESTRELLOS PHOTOGRAPHOS
Prova em gelatina e sais de prata
MFM-AV, inv. PER/12083;PER/12092; PER/12095;PER/12099;PER/12102;PER/12169; PER/12182; PER/12194; PER/12200 e PER/12214.
Em depósito na DRABL