LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

João António de Bianchi (n. Funchal, 16-05-1861; f. Camacha, 17-10-1928), um dos fotógrafos em destaque na exposição permanente do Museu de Fotografia da Madeira. Visconde Vale Paraíso pelo decreto de 20 de março de 1893, de D. Carlos I, rei de Portugal, era filho dos Viscondes de Bianchi, Augusto César Bianchi (1837-1894) e Maria Conceição Recano. A família Bianchi tem uma longa presença na Madeira, que remonta ao início do século XIX, sendo que João António Bianchi (cc Dominica Stracera) e seu irmão Frederico Bianchi, ambos de Lombardia, Milão, foram os primeiros a se instalar na ilha.

O visconde de Vale Paraíso casou-se com Maria Conceição Lira, de quem teve dez filhos, um dos quais, seu homónimo, foi um conhecido diplomata sobre o qual nos debruçamos na publicação de 24 de abril de 2020.
Administrador da Casa Bianchi como ocupação principal, nos seus tempos de lazer praticava ténis, desporto com tradição na família, e fotografia amadora, tendo registado com habilidade as vivências da sua época. Dispomos no nosso acervo de 175 fotografias de sua autoria, captadas entre 1886 a 1928, que nos chegaram através das coleções da Photographia Vicente e Perestrellos Photographos. As temáticas abrangem assuntos tão diversos como paisagens, festividades, atividades recreativas e desportivas e outros eventos quotidianos, mas tem particular enfoque os retratos e as fotorreportagens das visitas de personalidades ilustres como os reis de Portugal D. Carlos e D. Amélia de Orleães, Joseph Chamberlain, Lord Roberts e príncipe Albert da Bélgica.
[MG]

Créditos: Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's.

 

 

joaoantoniobiachi1vicentes

JOÃO ANTÓNIO BIANCHI | Retrato do Visconde de Vale Paraíso e de Joana Abudarham

10,7 x 8,2 cm | Negativo simples, vidro | Gelatina sal de prata
VVP/66

joaoanatoniobiachi2vicentes

JOÃO ANTÓNIO BIANCHI | Retrato de grupo (da esquerda para a direita): viscondessa de Vale Paraíso; Carlo de Bianchi, tio paterno de João Bianchi, seguido de duas pessoas não identificadas e por fim, João Bianchi.
8,2 x 16,4 cm | Negativo estereoscópico, vidro | Gelatina sal de prata VVP/166

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.