LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN
Neste preciso dia, nasceu João José Rodrigues Leitão (n. Ponte da Barca, 20/08/1843; f. Funchal 15/6/1925), 1.º visconde Cacongo.
Apesar de nascido no Alto Minho, tinha uma relação muito profunda com a Madeira, tendo chegado à ilha ainda jovem, para trabalhar com o seu tio homónimo, na sua casa bancária.
Durante a sua vida adulta, seguiu para Cacongo, província de Cabinda, exclave de Angola, onde trabalhou como sócio-gerente da firma Castro & Leitão. 
Nessa altura, essa região era um protetorado do reino de Portugal e a França ameaçava anexá-la. Rodrigues Leitão, então Delegado do Governo em terras de Cacongo e da Massabi, enceta relevante ação junto da população e dos grandes chefes de Cacongo, almejando assim reunir as condições ideias para a assinatura do tratado de Chinfuma (1883). Com este acordo, é reconhecida a soberania de Portugal sobre esses territórios e, na sequência desse evento, Rodrigues Leitão foi agraciado, em 1884, com o título de Visconde de Cacongo. 
Regressa mais tarde à Ilha da Madeira, instalando-se na Quinta da Mãe dos Homens e assume a casa bancária de seu tio, que atravessava por dificuldades financeiras. 
Para além das suas qualidades como empresário e diplomata, são-lhe reconhecidos atributos filantrópicos, não só em África, como também na nossa região, com diversas ações em prol dos mais desfavorecidos. Liderou a comissão que instalou um estabelecimento para doentes mentais, o “Manicómio Câmara Pestana”, que iniciou a sua atividade em 1906 na Quinta do Rochedo (São Gonçalo, Funchal), hoje Casa de Saúde Câmara Pestana.
Hodiernamente, dá nome a uma escola básica do 1.º Ciclo com pré-escolar na freguesia de Santa Maria Maior (Funchal) e ao cais na Pedra da Pescaria (Faial), para o qual doou 1:000$000 reis.
A título de curiosidade, o Orquestrofone que se encontra no Museu Quinta das Cruzes, fabricado em Paris (1900), pelos irmãos Limonaire, pertenceu-lhe. Diz-se que o colocava em praça pública, para animar a população e que também promovia espetáculos pirotécnicos em dias festivos, precursor quiçá das nossas festividades de final de ano.
Créditos: Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's.
 
1personalidadeateliervicentesago25 n
 
2personalidadeateliervicentes n
 
PHOTOGRAPHIA VICENTE
Retrato de João José Rodrigues Leitão, 1.º visconde Cacongo (corpo inteiro)
1903-05-28
24 x 18 cm | Negativo em vidro, Gelatina e sais de prata
MFM-AV, n.º inv.º VIC/13595; VIC/13596
Em depósito na DRABL
 
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.