LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN

Médico, pela Escola Médico-Cirúrgica do Funchal, nasceu na freguesia de São Pedro, a 26 de outubro de 1874. 
Tirou o curso do Liceu do Funchal, depois do qual se matriculou na Escola Médica, onde se formou em 1899. Nomeado médico municipal do Caniço e da Camacha, nestas freguesias exerceu a sua profissão durante 50 anos.
Foi diversas vezes louvado pela Câmara de Santa Cruz, pelos relevantes serviços prestados ao município, principalmente por ocasião das epidemias da cólera, varíola e pneumónica. Exerceu as funções de presidente da comissão concelhia do concelho de Santa Cruz da União Nacional e foi sócio da Liga Portuguesa da Profilaxia Social.
No dia em que completou o limite de idade foi homenageado pela Câmara de Santa Cruz e pelo povo do Caniço, como agradecimento dos seus serviços clínicos que prestou aos povos daquelas localidades.
O homenageado recebeu das mãos de uma octogenária uma mensagem impressa em pergaminho.
A Câmara Municipal de Santa Cruz deliberou dar o nome do Dr. Francisco Peres à Rua do Boqueirão que liga a Estrada Nacional com o sítio do mesmo nome.
Casou com D. Maria da Encarnação Rodrigues Peres, de quem teve: D. Berta Rodrigues Peres de Gouveia, casada com Joaquim Paulo de Gouveia, funcionário da Junta Geral; D. Maria Isabel Rodrigues Peres Barreto, casada com Júlio Olavo Spínola, funcionário aposentado da Câmara Municipal de Santa Cruz.
Faleceu no Caniço no dia 22 de junho de 1952, com 77 anos de idade.
Créditos: Museu de Fotografia da Madeitra - Atelier Vicente's.

medicofranciscoperes. 27.OUT.2025
 
PHOTOGRAPHIA VICENTE
“Dr. Francisco Peres, Caniço | 1949-04-09.
6,5 x 9 cm.
Película, gelatina e sais de prata.
MFM-AV, inv. VIC/21491.2.
Em depósito na DRABL
 
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.