Dr Juvenal Henriques de Araújo (Funchal, 21/11/1892; Funchal, 2/11/1976), um conhecido político, professor, advogado e bancário madeirense.
Era filho de João Isidoro de Araújo, que exerceu os cargos de administrador do Concelho do Funchal, vereador da Câmara Municipal do Funchal, e de membro da Direção da Associação Comercial.
Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra (1914), exercendo depois advocacia no Funchal.
Na área política, foi senador pelos católicos durante a Primeira República Portuguesa, sendo deputado na Assembleia Nacional nas legislaturas entre 1935 e 1945.
Foi professor do Liceu do Funchal e da Escola Industrial e Comercial António Augusto de Aguiar (atual Escola Secundária Francisco Franco).
Manteve uma atividade diversificada, tendo presidido a Associação Comercial do Funchal e também a Junta Agrícola da Madeira. Foi ainda vice-presidente da Junta Geral. Na área bancária, fundou a casa “Rodrigues, Irmãos & Ca”. e dirigiu o “Banco da Madeira”.
No jornalismo, foi diretor do “Diário da Madeira” e colaborou na revista católica “Lusitânia”.
Foi agraciado com as seguintes condecorações: Oficial da Ordem Militar de Cristo (1924); Comendador da Ordem do Mérito (1950); Comendador da Ordem da Instrução Pública (1963) e Comendador da Ordem de São Silvestre Papa.



