LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN

A coleção fotográfica do Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's, que se situa à volta dos 4 milhões de espécimes, contém várias imagens em dupla exposição, mormente da Photographia Vicente.
A dupla exposição é uma técnica fotográfica, por vezes acidental, que consiste na sobreposição de duas (ou mais) exposições no mesmo fotograma do filme.
Certos fotógrafos utilizaram esta técnica para criar imagens artísticas, numa exploração criativa da textura, da profundidade e da composição, para assim construir narrativas visuais. Nestes exemplos, aqui publicados, o propósito é outro: maximizar o aproveitamento do negativo, baixando assim os custos de produção.
Efetivamente, ao captar duas imagens do retratado contra um fundo escuro no mesmo fotograma do negativo, é possível rentabilizar ao máximo esse oneroso suporte e produzir dois retratos para fins de documentos de identificação.
Os retratos que ilustram este texto, são dos irmãos Bianchi, (António e Gabriel) filhos de Ferdinando Maximiliano Bianchi (1859-1920, antigo cônsul da Itália, Áustria, Hungria, Suíça e Grécia, sendo ainda o gerente da firma de vinhos Tarquínio Torquato Lomelino. Eram também netos de Carlo de Bianchi (1834-1910), Cônsul da Áustria e da Bélgica e vice-cônsul de Espanha.
António de Bianchi (1887-1952) era formado em engenharia, e sucedeu ao seu pai na gerência da firma de vinhos Tarquínio Torquato Lomelino. Foi igualmente gerente e diretor da Madeira Wine Association e presidente da Associação de Exportadores de Vinhos da Madeira.
Créditos: Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's

1irmaosBianchi_JAN_2026.jpg

1irmaosBianchi_JAN_2026.jpg

 
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.