O Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's, assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2026, com uma imagem que se encontra patente, na sala de exposições temporárias deste museu, no âmbito da mostra “A Invenção do Funchal”, que tem a curadoria do prestigiado arquiteto Paulo David.
Esta exposição propõe uma leitura da formação urbana da cidade a partir da memória dos seus antigos conventos, numa articulação de diferentes linguagens e de várias fontes documentais, desde desenhos arquitetónicos, cartografia, gravuras históricas, elementos arqueológicos e fotografias das nossas coleções.
O visitante é convidado a realizar um périplo pelas várias camadas da construção da cidade para perceber a relevância que os espaços conventuais tiveram na sua evolução histórica e territorial.

ÁLVARO NASCIMENTO FIGUEIRA.
8,8 x 5,9 cm.
Prova em gelatina e sais de prata.
MFM – AV – inv. ANF/1.106.
Em depósito na DRABL.

