LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Dia 29 de junho, dia de São Pedro, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo e um dos três Santos Populares. Seu nome original era Simão, sendo renomeado por Jesus. Considerado como o primeiro Papa da Igreja Católica, abdicou da sua vida de pescador de peixes, para se tornar pescador de homens.
São Pedro está muito presente na toponímia da região, dando nome a uma das mais populosas freguesias do Funchal e a vários arruamentos dessa cidade, Ribeira Brava, Santa Cruz, Câmara de Lobos, Porto Santo e São Jorge. Em tempos idos, existiu no Funchal um Forte e um Mercado de peixe com o seu nome, sendo que a estrutura militar foi construída em 1707 no Corpo Santo e demolida em 1897, e a praça que estava localizada na praia, onde hoje a avenida do mar intersecta a praça da autonomia, foi inaugurada a 29 de junho de 1840, sendo substituída cem anos depois pelo Mercado dos Lavradores.
Este Santo é padroeiro das paróquias da Ponta do Pargo e de São Pedro (Funchal) e encontram-se pelo arquipélago várias capelas a ele dedicadas, mais concretamente em Porto Moniz (Lamaceiros), Porto Santo (Campo de Baixo), Santa Cruz (Lombada) e Santana (São Jorge). Por esta altura, ocorrem nestas localidades várias celebrações em sua honra, sendo que a paróquia da Ribeira Brava celebra também São Pedro com especial devoção, apesar de ter São Bento por padroeiro. Esta festividade é sempre colorida e animada com as tradicionais marchas populares e as travessias noturnas da charola e de barcos ornamentados com produtos regionais. Algumas localidades têm tradições que lhe são peculiares, como a Dança das Espadas na Ribeira Brava (costume que remonta a 1578) e o Leilão do Peixe, no Porto Santo.

Créditos: Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's.

diadesaopedroI
 
JOÃO BIANCHI
Casal de noivos e convidados a sair da igreja de São Pedro, Freguesia de São Pedro, Concelho do Funchal | anterior a 1928
17,8 x 12,9 cm| Negativo simples, vidro | Gelatina e sais de prata
MFM-AV, Inv. VVP/55
 
diadesaopedroII
 
ALEXANDER LAMONT HENDERSON
Praça de São Pedro, mercado de peixe, Funchal | 1906
8,2 x 16,4 cm | Diapositivo panorâmico, vidro | Gelatina e sais de prata
MFM-AV, Inv. ALH/25
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.