LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

PalacioSaoLourenco2Por uma determinação de D. Manuel I, Rei de Portugal, foi decidida a construção de uma fortaleza em 1513. Dessa época, ou das décadas seguintes, é ainda hoje bem visível o torreão nascente, com as armas reais, esfera armilar e cruz de Cristo. As obras foram encomendadas a João Cáceres, depois ampliadas por intervenções durante o reinado de D. João III e depois da investida dos corsários franceses, em 1566.
Durante o período Filipino, foram ainda introduzidas importantes alterações, com a construção de novos baluartes da responsabilidade de Mateus Fernandes e Jerónimo Jorge.
Por várias condicionantes e sucessivas alterações foi-se transformando a Fortaleza de São Lourenço em Palácio dos Governadores da Madeira, plenamente assumido só no século XVIII
A divisão administrativa dos poderes, Civil e Militar, em 1836, provocou uma divisão na ocupação física do palácio. A área leste, antes à responsabilidade do Governador Militar, encontra-se sob a tutela do Comando da Zona Militar da Madeira. A área oeste, correspondendo às principais dependências e salas nobres, antes próximas ao Governador Civil, estiveram desde 1976 ligadas ao Ministro da República para a Madeira e a partir de 2004 ao Representante da República na Região Autónoma da Madeira, e sua residência oficial. Estas salas apresentam um conjunto decorativo, constituído por artes decorativas, portuguesas e europeias, provindas, quer do fundo antigo do próprio Palácio, quer por transferências de Palácios Nacionais, dos séculos XVII, XVIII e XIX. Refira-se, por exemplo, a presença de uma série excecional de mobiliário francês em estilo “Boulle”, provindo do Palácio Real da Ajuda em Lisboa. Interessante é a galeria de retratos reais, como D. João V e D. José. Pode ainda destacar-se o retrato de D. João VI, pintado por Joaquim Leonardo da Rocha, que desenvolveu grande atividade na Madeira.


Serviços:

O Palácio de São Lourenço possui serviços educativos para apoio técnico a visitas.
Na área militar, que pertence ao Comando Operacional da Zona Militar da Madeira, encontra-se instalado, numa pequena dependência, um núcleo histórico-museológico, onde se apresenta um historial da construção inicial e alterações na Fortaleza-Palácio de São Lourenço. São também referidos vários aspetos da História Militar da Ilha da Madeira.

Residência Oficial do Representante da República

Morada:
Avenida Zarco - Funchal
9001-902 Funchal

Telefone:
(351) 291 202 530

Fax:
(351) 291 234 626

E-mail:

Horário de funcionamento/Visitas guiadas:
O Museu Militar que funciona no Palácio de São Lourenço, pode ser visitado no seguinte horário: Segunda a Sexta: 10h00 às 12h00; das 14h00 às 17h00; Sábados: 10h00 às 12h00; Encerrado ao domingo e feriados.
Visitas guiadas ao Palácio de São Lourenço: Segunda às 12h30; terça e quarta às 10h00; quinta às 10h00 e 12h30 e sexta às 15h00
Visitas livres ou orientadas, noutros dias ou horas, requerem marcação prévia até dois dias de antecedência
telf.: 291 202 530 ou de email: Encerrado ao domingo e feriados.

Ingressos:
Entrada livre.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.