LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Sabia que a Banda Distrital do Funchal era popularmente conhecida pelos “Guerrilhas”? Entre os anos 50 e 70, do século passado, era comum os membros desta banda filarmónica, disfarçarem-se para o desfile musical pelas ruas e, mais tarde, animarem o baile na sua sede. O Carnaval da Banda Distrital do Funchal ou “Carnaval dos Guerrilhas”, como ficou popularmente conhecido, era muito concorrido.
Como refere Vitor Sardinha, realizado ao estilo brasileiro, reunia toda a formação numa troupe musical, com um enredo apropriado. A festa começava com o percurso da Pontinha até ao cais da cidade, como se a banda viesse de fora. Todos os anos havia um ou dois trajes diferentes, e a música, ao estilo brasileiro, era enviada para um dos membros da direção, o Sr. Brazão, que, sendo brasileiro, tinha inúmeros contactos com escolas de samba cariocas. Essa ligação permitia tocar todo o tipo de repertório recente, uma grande vantagem perante as congéneres que se limitavam a tocar temas antigos.
Aqui ficam algumas imagens, captadas em 1960, por Manuel Gonçalves Rosado e que fazem parte do seu espólio.

Museu Etnográfico da Madeira
Bibliografia:SARDINHA,Vítor;http://aprenderamadeira.net/bandas-filarmonicas-madeirenses/

Créditos: 600 Anos da Madeira e Porto Santo

carnavaloutrohora

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.