LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

A Vila de Machico é o local mais histórico da Madeira e um dos mais notáveis da terra portuguesa. Aqui desembarcaram Zarco e Tristão Vaz, os que tornaram a Ilha território português. É um dos mais notáveis da terra portuguesa, porque foi no Arquipélago de Porto Santo e Madeira que se iniciaram os descobrimentos sonhados, estudados e realizados pelo Infante Dom Henrique..
Há quem diga que o Infante já conhecia a existência do Arquipélago e há quem seja de opinião que o Descobridor do Porto Santo se dirigia para a Guiné e que uma tempestade o levou a desembarcar no Porto Santo. Essa seria a origem do nome – Porto Santo – pois foi o porto que livrou os navegadores de perecerem no mar.
Ao voltarem à Pátria, informaram o Infante da existência dessa outra terra e um ano depois, em 1419, desembarcavam em Machico, a leste da praia, local que ficou conhecido pelo Desembarcadouro..

Créditos: Solar de São Cristovão.

baiademachicocristovao

Foto Perestrellos - Baía e Vila de Machico
Fonte: Elucidário de Machico, Carlos Cristóvão, 1981

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.