LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
A propósito da comemoração da Festa do Vinho da Madeira...
Sabe o que é um "Lagar do Cocho".
É um lagar, onde se transformavam as uvas em mosto, era um elemento imprescindível da atividade vitivinícola. 
As uvas eram transportadas em cestos, desde os vinhedos até ao lagar, e ali se procedia à sua pisa, de pé descalço e calça arregaçada.
Logo após a colonização, nem todos tinham meios para dispor de um lagar, pelo que utilizavam o do senhor, cujo usufruto implicava o pagamento de uma taxa, conhecida, na Idade Média, por "taxa de lagaragem".
Tendo a ilha boas madeiras, a par das lagariças de pedra, que na verdade parecem ter sido menos usuais, difundiram-se os lagares de madeira, inicialmente escavados num tronco só, como esta peça pertencente ao acervo do museu. Designado de "lagar de cocho", possuía uma vara, sem parafuso, sendo o reforço feito num prato como o da balança decimal.
Mais tarde, ter-se-á, então, generalizado o lagar quadrangular de madeira, designado de lagar de fuso, possuindo uma vara, geralmente de pinho e um fuso de pau branco, cuja caixa de madeira deu mais tarde lugar a uma de cimento, com maior durabilidade.

Visite o Museu Etnográfico da Madeira e fique a conhecer o espaço de exposição permanente, dedicado à Vitivinicultura!

lagardococho n

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.