LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Também conhecido pelo cais do Tojo, foi mandado construir, em 1848, pela Câmara Municipal da Ponta do Sol, conforme projeto do capitão engenheiro Tibério Augusto Blanc. Foi inaugurado a 9 de setembro de 1849.
Em virtude do duque Maximiliano de Leuchtenberg, príncipe de Eichtedt, ter feito um donativo monetário à localidade, aquando da sua visita, em 22 de setembro de 1849, a Câmara Municipal atribuiu ao cais a denominação de “Cais do Duque de Luxemburgo”, designação que não chegou à atualidade.
Em 1867 e 1874 foram edificadas as plataformas laterais de acesso ao mar, situadas, respetivamente, a este e oeste. Em toda a estrutura foi utilizada pedra regional, como o basalto, cantaria e calhau rolado, sobressaindo o amplo arco de volta perfeita que une a escarpa costeira ao cais. A anteceder a entrada do cais, observa-se uma antiga prisão, escavada na rocha, e a casa da guarda, situada na fronteira.
Até meados do séc. XX era o cais mais amplo e seguro de toda a encosta sudoeste da Madeira. A vila da Ponta do Sol, como sede de concelho e de comarca, contribuiu para que este cais fosse o segundo mais importante da Madeira, até inícios do séc. XX, com um movimento anual aproximado de 8000 toneladas de produtos agrícolas e alimentícios, e em 1947, por exemplo, movimentou 25798 passageiros.

Texto e fotografias: Paulo Ladeira.

caispontasol1

ciaspontasol2

caispontasol3

caispontasol4

caispontasol5

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.