LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Para a capela de S. Cristóvão, foi mandado pintar um quadro que ainda hoje existe sobre o altar. Representa um S. Cristóvão agigantado, cujos olhos fixam-nos sempre onde quer que estejamos no coro da capela, pois o rosto do Santo fica a essa altura.
Na parte inferior do quadro, o pintor retratou a família do morgado pela seguinte ordem (da esquerda para a direita): Padre Francisco Moniz de Menezes, Frei Pedro do Espírito Santo, Cónego Luís de Menezes, António Moniz de Menezes, o filho mais velho, o morgado Cristóvão Moniz de Menezes; D. Francisca Câmara de Agrela Lomelino, esposa de António Moniz de Meneses, D. Antónia Guerra, esposa de Cristóvão Moniz de Menezes, D. Antónia, freira no Convento de Santa Clara e D. Francisca Xavier Moniz de Menezes (vestida de vermelho), filha única de António Moniz de Menezes e de D. Francisca Câmara de Agrela Lomelino.
Encontram-se de joelhos, com as mãos postas em oração e os olhos virados para o Santo.
Foto: Pormenor do retábulo da Capela de São Cristóvão.

Créditos: Solar de São Cristovão.

quadrosolarsaocristovao

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.