LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

João Anacleto Rodrigues, filho de Manuel Rodrigues Gomes e de Matilde Augusta de Freitas, nasceu a 13 de julho de 1869 na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, ilha da Madeira. Trabalhador infatigável, labutou no comércio, desde os 14 anos. A 3 de junho de 1896 tornou-se sócio da firma “Henrique A. Rodrigues & Irmãos”, proprietária do estabelecimento comercial “Bazar do Povo”, que foi fundada em 19 de maio de 1883, pelo seu irmão Henrique Augusto Rodrigues.
Para além da sua atividade comercial, João Anacleto Rodrigues tinha como “hobbie” a fotografia, tornando-se num talentoso fotógrafo amador. Fotografou alguns aspetos da vida madeirense, nomeadamente, transportes, paisagens da ilha da Madeira, da Ilha do Porto Santo, dos Açores e Canárias. A 16 de maio de 1897, João Anacleto Rodrigues estreou o seu animatógrafo no Teatro Municipal do Funchal, sendo um dos precursores do “Cinema nas Ilhas Atlânticas - Madeira, Açores e Canárias”. Faleceu a 29 de agosto de 1948, na sua residência de verão na freguesia de Nossa Senhora do Monte.
A loja “Bazar do Povo” possuía a “Secção de Fotografia” que existiu até à década de 60 do século XX. O Governo Regional da Madeira adquire a 14 de dezembro de 1988, através da Direção Regional dos Assuntos Culturais, 82 negativos em vidro. No dia 23 de junho de 2016, o acervo fotográfico do Photographia-Museu Vicentes foi transferido para a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira
Este fundo é constituído por 82 negativos, em suporte de vidro: setenta e nove no formato 18 x 24 cm. e três no formato 16,5 x 21,5 cm.
Apesar de ser relativamente pequeno, o fundo de João Anacleto Rodrigues, reúne diversos aspetos do quotidiano regional e nacional, nomeadamente das suas ruas, largos, praças, jardins, transportes, infraestruturas, arquitetura, hotéis, mercados. O arquivo contempla também imagens panorâmicas e a reportagem da visita dos reis de Portugal à ilha da Madeira, em 1901. A fotografia mais antiga remonta a 1891 e a mais recente a 1943.
Link para o fundo fotográfico na plataforma de pesquisa de arquivos

sabia que Joao Anacleto Rodrigues

sabia que Joao Anacleto Rodrigues1

sabia que Joao Anacleto Rodrigues2

sabia que Joao Anacleto Rodrigues 3

sabia que Joao Anacleto Rodrigues 4

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.