LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

rotanTorre do Capitão apresenta “Na Rota da Urzela” (através dos Panos).

O Núcleo Histórico de Santo Amaro, Torre do Capitão apresenta online a exposição “Na Rota da Urzela (através dos Panos), uma iniciativa da Secretaria Regional de Turismo e Cultura.

A urzela, líquen verde-acinzentado muito comum nas serras da ilha, era utilizado na tinturaria para a produção da cor violeta e do vermelho-púrpura. No século XV, os portugueses, ao estabelecerem os primeiros contactos comerciais com os povos africanos, cedo perceberam a importância que os panos tinham naquelas sociedades, nos rituais de vida e de morte, o que levou a que investissem no comércio do algodão e das plantas tintureiras.

Da Madeira, tal como dos Açores e de Cabo Verde, seguiram grandes quantidades de urzela. Os panos passaram assim a funcionar como moeda de troca nas relações comerciais em África e entre esta e a Europa.

O pano d´obra na Guiné passa a assumir um valor simbólico no quotidiano, mantendo até aos dias de hoje o seu lugar de destaque nos rituais do dia-a-dia. Na Guiné, o pano mais simples é utilizado no quotidiano como vestuário feminino e o mais elaborado (pano d´obra) é adquirido, oferecido e acumulado em arcas pelas mulheres, como bem de valor de herança, para os rituais fúnebres ou dote de casamento das filhas.

É esta rota de panos e cores que se pretende evocar nesta exposição pela mão da artista plástica Manuela Jardim. Nascida em Bolama na Guiné trabalha em Lisboa. Licenciada em escultura pela Universidade de Belas Artes de Lisboa, frequentou os cursos de Gravura, Têxteis e Decoração, integrou a equipa de representação de Portugal na Bienal dos Artistas dos Países do Mediterrâneo e é autora de dois selos e bloco filatélico comemorativo da visita do S.S. o Papa João Paulo II à Guiné.

As criações plásticas de Manuela Jardim vão estar patentes ao público de 5 de fevereiro a abril deste ano, na Torre do Capitão.

1urzela

1urzela

1urzela

1urzela

1urzela

1urzela

1urzela

1urzela

1urzela

1urzela

1urzela

1urzela

1urzela

1urzela

1urzela

1urzela

1urzela

1urzela

1urzela

1urzela

1urzela

1urzela

1urzela

1urzela

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.