LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Exposição "Artefactos em cana vieira: Gaiolas e Alçapões" - Projeto "Acesso às Coleções em Reserva" Com o objetivo de proporcionar uma maior rotatividade das coleções, que não se encontram expostas ao público de uma forma permanente, o museu criou o projeto “Acesso às Coleções em Reserva” sendo apresentada, trimestralmente, ou semestralmente, uma nova temática no átrio da instituição. Esta exposição traz a público a coleção de gaiolas e armadilhas, em cana vieira, que fazem parte do acervo. Pretende-se divulgar o “saber-fazer” associado a esta atividade tradicional, testemunhos preciosos do nosso património imaterial, recolhidos em trabalho de campo, para inventariação e contextualização das peças do acervo. Em última instância pretende-se valorizar e divulgar estas atividades artesanais tradicionais, que tanto nos identificam, mas que correm o risco de extinção, apelando à sua preservação.
A cana vieira, cana de roca ou cana-do-reino (Arund Donax), planta disseminada por todo o arquipélago, desenvolve-se tanto nos terrenos à beira mar, como na montanha. Esta matéria-prima era utilizada antigamente na produção de inúmeros artefactos, nomeadamente cestaria, brinquedos, instrumentos musicais e outros utensílios utilitários, como é o caso das tradicionais gaiolas e armadilhas para pássaros (alçapões ou gangorras) patentes nesta exposição. A produção dos artefactos apresentados nesta exposição possui uma longa tradição na nossa Região.
Antigamente, depois de confecionadas pelos artífices, as gaiolas eram transportadas com pássaros até às feiras e mercados onde eram comercializadas. Com a evolução tecnológica perderam grande parte do seu valor utilitário, o que quase levou à extinção desta atividade artesanal. Atualmente conhecemos apenas um artesão que as confeciona e comercializa, no concelho da Ribeira Brava e são procuradas essencialmente para fins decorativos.

Ficha técnica: Coordenação: Lídia Góes Ferreira Texto: Fernando Líbano, Lídia Góes Ferreira Tradução: Cátia Santos Fotografia: Florêncio Pereira Design e Impressão: Márcio Ribeiro Montagem: António Pascal, César Ferreira, Fernando Líbano, Florêncio Pereira

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira

Créditos: Museu Etnográfico da Madeira

1MEMCanavieiraArt

1MEMCanavieiraArt

1MEMCanavieiraArt

01MEMgaiolas

01MEMgaiolas

01MEMgaiolas

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.