LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
“Favas de escabeche”.
As favas pertencem à família das leguminosas e são classificadas pelo tamanho da vagem, pela cor das sementes e pela época da sementeira.
São muito importantes na agricultura biológica, porque têm a capacidade de captar o azoto da atmosfera e fixá-lo ao solo, adubando-o.
Apesar da sua origem não ser conhecida, existem indícios do seu consumo desde a pré-história. Ricas em proteínas e hidratos de carbono, o seu consumo era comum entre indivíduos de profissões que exigiam grande esforço.
Na Madeira, são semeadas usualmente em janeiro e fevereiro e as primeiras vagens surgem em abril ou maio. Mas nas zonas de baixa altitude, situadas na costa sul, a sementeira é realizada nos meses de setembro e outubro e a colheita ocorre nos meses de janeiro e fevereiro.
Considera-se que o momento ideal para a sua colheita, é quando estão “inchadas” no seu interior. A parte comestível está dentro da vagem, protegida por uma camada fina, que deve ser retirada.
Para esta receita foram escolhidas as mais pequenas, por serem mais saborosas e tenras.

O “escabeche” é uma técnica utilizada para conservar alimentos, graças à ação do vinagre. As "favas de escabeche", servidas, usualmente, no nosso país, como entrada, são um "dentinho" comum, nos arraiais madeirenses.

memfavasn

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.