LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
O filtro de pano, também conhecido como coador de pano, é um utensílio de cozinha que tem a função de filtrar a água quente com os grãos moídos para a preparação de café. Acredita-se que surgiu na França, por volta de 1700, quando os navegadores começaram a passar café em coadores de linho ou algodão.
Com o crescente consumo de café pelo mundo, motivado pela energia que proporciona, o filtro de pano conquistou a preferência de grande parte da população. Foi impulsionado pela facilidade de utilização e pela democratização de grãos de qualidade.
O sabor dos aromas e antioxidantes naturais é intensificado na filtragem no coador de pano. Contudo, tratando-se de um material poroso, exige cuidados de conservação e limpeza para não comprometer a qualidade da bebida e evitar a proliferação de bactérias. Assim sendo, antes de utilizar um filtro de pano pela primeira vez, deve-se deixá-lo de molho numa mistura de café e água a ferver, para que o gosto do tecido não interfira no resultado final da bebida. Recomenda-se que seja armazenado num recipiente com água no frigorífico. Após utilização, deve ser lavado exclusivamente com água e, mesmo higienizado, o coador deve ser substituído periodicamente.

Apesar de, a partir do início do século XX, terem emergido outros métodos de fazer café, muitos especialistas apoiam o sabor originário do filtro de pano, pois preserva os óleos essenciais dos grãos e, consequentemente, potencia aspetos sensoriais. O coador de pano é um utensílio sustentável que possui muita história e cultura, associando-se, frequentemente, à memória afetiva, pois, para muitos, faz parte das suas recordações de infância.

filtron

 

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.