LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
"Atividades lúdicas" é a nova rubrica do Museu Etnográfico da Madeira, com a qual o museu procura divulgar, online, alguns brinquedos de produção industrial ou artesanal, mas também jogos, que foram desaparecendo do nosso quotidiano, mas que fazem parte do nosso património cultural.
A maior parte dos brinquedos e jogos, têm, na sua génese, raízes ancestrais, utilizando-se gestos e técnicas universais. Antigamente, existiam brinquedos elaborados, produzidos industrialmente, mais comuns no meio citadino e no seio das famílias mais abastadas, e outros, muito simples, construídos com os recursos disponíveis, especialmente nas zonas rurais.
Este mês divulgamos, um brinquedo de produção industrial, do qual muito se orgulhavam as crianças, especialmente do sexo masculino: o triciclo.
Um "triciclo" é um veículo de três rodas. Pode ser motorizado (com duas rodas na frente ou duas atrás) ou de tração humana (como bicicleta de três rodas ou infantil). O seu nome tem origem grega: “tri” significa três e “ciclo” significa círculo ou roda.
Segundo consta os primeiros registos dos triciclos parecem reportar-se à segunda metade do século XVII, cerca de um século e meio antes da invenção da bicicleta de duas rodas.
Alguns anos mais tarde, outros modelos foram inventados. Em França, por exemplo, o primeiro registo data de 1797, com a invenção do primeiro triciclo movido a pedais.
Perto do final do século XIX, o desenvolvimento comercial das bicicletas contribuiu para o desenvolvimento de outros veículos, entre eles os triciclos. A sua maior produção parece ter ocorrido em Inglaterra, onde diversos modelos popularizaram-se rapidamente. No mercado inglês, os triciclos eram os favoritos entre as mulheres, em função da facilidade, justificada pelo uso dos longos vestidos, que dificultavam a utilização de bicicletas.
Antigamente, os triciclos eram usados como meios de transporte. Todavia, algumas marcas de brinquedos, devido à fama desses automóveis, passaram a reproduzi-los para as crianças, brinquedos que perduraram até os nossos dias, existindo diversos modelos, que fazem a sua alegria.
Usados em grandes diversões, os triciclos fizeram parte da infância de muita gente.
Estes brinquedos têm, também um papel importante, no aperfeiçoamento de capacidades como a coordenação motora, a agilidade ou a flexibilidade.
FOTOGRAFIA: Triciclo, anos 30 do séc. XX, conduzido por Fernando Teodósio Ferreira, Funchal. Col. particular.
triciclo n