LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Esta semana recordamos as exposições temporárias, projetos onde se cruzam ideias, conhecimentos e sensibilidades e, através do processo criativo, se constroem novos discursos e interpretações e se desenvolvem renovadas leituras e formas de apresentar as coleções do Museu.
Neste sentido, destacamos a Exposição Temporária: "Um Olhar do Porto: uma coleção de Artes Decorativas", uma exposição cuja conceção e coordenação geral esteve a cargo de Francisco António Clode Sousa e Teresa Azeredo Pais.
De Novembro de 2005 a Fevereiro de 2006, o Museu da Quinta das Cruzes apresentou a exposição temporária “Um Olhar do Porto”, constituída por peças de uma coleção particular do Porto, uma coleção de artes decorativas que englobava uma diversidade de testemunhos exóticos e raros, desde porcelana chinesa, arte luso-oriental da Índia, Ceilão, China e Japão, assim como um núcleo de ourivesaria e mobiliário português, maioritariamente do século XVIII.
Esta exposição temporária foi marcada pela relação que se estabeleceu com a coleção permanente do próprio Museu num diálogo expositivo entre ambas as coleções, representando o universo das artes decorativas, a influência de outras culturas e, principalmente, a importância do colecionismo e das coleções particulares na origem de espaços de fruição cultural, como é o caso do Museu da Quinta das Cruzes.
O valor histórico e artístico patente nesta Exposição foi reconhecido pelos diferentes públicos, que ao longo do período de permanência da exposição, visitaram o Museu e entraram em contacto com a coleção de diferentes formas, quer através de visitas guiadas ou informais, quer por meio do catálogo e desdobrável elaborados para este evento.
"Um Olhar do Porto" integrou o ciclo de conferências “Encontros – Portugal e o Mundo da Expansão – O Arquipélago da Madeira como primeira experiência Atlântica” promovido pela Associação dos Amigos do Oriente, e foi patrocinada pela Comissão das Comemorações dos 500 anos da Cidade do Funchal.

Créditos: Museu Quinta das Cruzes.

olhar0

Capa do Catálogo - “Um olhar do Porto: uma coleção de artes decorativas” / Coordenação Francisco Clode e Teresa Pais; Trad. Richard Giles Trwinnard ; fot. Assunção Souza Coutinho. - Funchal: DRAC: 500 anos da Cidade do Funchal, 2005. - 294 p.: il. ; 28 cm. - Catálogo de exposição realizada no Museu Quinta das Cruzes de 12 de novembro de 2005 a 28 de fevereiro de 2006. ISBN 972-648-156-2

olhar1

Entrada para a Sala 17 – Sala das Pratas
Banqueta de Estrado | Portugal, século XVI | Cedro ou teixo | A. 48 x L. 71 x P. 26 cm | Coleção Particular

olhar2

Contador - Oratório | China, c. 1700 | Madeira, laca e metal | A. 60 x L. 85 x P.40 cm (sem o suporte) | Coleção Particular

olhar4

Jarra e Polvorinhos em madrepérola e metal, provenientes do Norte da Índia, região de Guzarate, datados do século XVII (coleção particular).

olhar5

Esculturas Indo-Portuguesas do século XVII feitas em marfim

olhar7

Ourivesaria Portuguesa maioritariamente do século XVIII

olhar8

Porcelana Companhia das Índias, século XVIII.

olhar9

Notícia JM (13.12.2007) – atribuição de distinção na Categoria de Melhor Catálogo nos Prémios APOM 2006

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.